Curso de violão grátis – Aula 7

Na aula de hoje iremos continuar falando sobre os cuidados que todo violonista deve ter com o seu instrumento de trabalho, o VIOLÃO!

Uma vez por ano, é interessante desmontar o violão, para assim, verificar certos problemas e tamém fazer uma limpeza geral no instrumento.

Esse processo de manutenção, envolvemos algumas partes, como:

A parte onde ficam as tarraxas (também chamada como mão do violão) – É possível limpar e lubrificar seus mecanismos.
Mesmo que seja quase imperceptível, esse local costuma acumular muita sujeira. E essa sujeira meu amigo, aos poucos, irá prejudicar o seu violão!

O Braço do Violão (escala) – É muito comum o acúmulo de sujeira na parte da frente do braço, devido o contato excessivo de suor dos dedos e, em alguns casos, ferrugem das cordas.

E finalmente, o interior do seu violão – Eu pessoalmente já vi violões com ninho de barata e teia de aranha em seu interior. Por isso, além de limpar as tarraxas é muito importante uma vez ao ano você passar um aspirador de pó dentro do seu violão!

Cuidados com seu   violão - http://www.cursodeviolaogratis.com.br

Mas cuidado para não vedar a boca ao passar o aspirador, pois isso pode criar um vácuo dentro do violão, podendo arrebentar o tampo do instrumento, por causa da pressão interna.

Cuidados com seu violão -   http://www.cursodeviolaogratis.com.br Outra peça importante do seu Violão que não podemos esquecer, os trastes. Sabe por que aqueles trastes menos usados ficam mais escuros? Aquilo é sujeira da mão, da corda e, também, do tempo.

Uma leve raspadinha com o auxílio de uma palha de aço fina, dará o brilho novamente. Para executar essa limpeza, é fundamental proteger a escala com fita crepe.

Na junção do traste com a escala, é muito comum o acúmulo de resíduos. Para retirá-los, é bem simples: Basta usar um palito de dente. Para ajudar na manutenção, pode-se usar óleo a base de limão (óleo de peroba também é bom) para hidratá-la e dar uma boa lustrada no tampo.

Agora vejamos um Guia passo à passo de como fazer a manutenção do seu violão, coloquei algumas fotos, espero que vocês compreendam e gostem dessa dica 🙂

Vamos lá:

CORPO

Existem muitos produtos especializados para a limpeza e o polimento dessa parte do violão. O luthier sempre recomenda o uso do óleo de peroba, que garante um resultado satisfatório.

Também é possível utilizar ceras automotivas. Estas ajudam na tarefa de polir e retirar arranhões e escoriações leves. Confira o procedimento para efetuar a limpeza do corpo e da escala.

Cuidados com seu   violão - http://www.cursodeviolaogratis.com.br

1° Afrouxe as cordas
Cuidados com seu violão -   http://www.cursodeviolaogratis.com.br

2° Aplique o óleo de peroba no corpo
Cuidados com seu violão - http://www.cursodeviolaogratis.com.br
3° Faça o mesmo procedimento
na escala
Cuidados com seu   violão - http://www.cursodeviolaogratis.com.br
4° Coloque as cordas novamente
no lugar

Tarraxas:

Para mantê-las sempre com movimento suave e evitar desgastes nas juntas, deve-se aplicar óleo mineral. Procure direcionar o produto para a engrenagem. Se isso não resolver o problema, peça para um luthier desmontar essa peça para analisar mais detalhadamente.

Cuidados com seu violão -   http://www.cursodeviolaogratis.com.br

1° Direcione o jato para engrenagem das cordas e aplique o lubrificante

Cuidados com seu   violão - http://www.cursodeviolaogratis.com.br

2° Verifique se houve melhora no movimento das tarraxas

Pronto! Se você conseguiu executar todos os procedimentos descritos acima, com certeza o seu violão deve estar zeradinho!

Espero que você tenha gostado dessa aula, caso tenha alguma dúvida entre em contato, terei maior prazer em ajudá-lo.

[cursodeviolagratis]