2 comentários

Curso de violão grátis – Aula 5

Hoje a nossa aula será muito interessante, pois iremos falar sobre SOLOS e TABLATURAS!

Por acaso ,você já sabe o que é uma tablatura?
Já ouviu falar no assunto?

Bom hoje o dia pelo visto vai ser muito educativo, pois você irá aprender como LER e escrever esses números espalhados pelo braço do violão.. Talvez você já tenha visto eles antes, principalmente quando você busca a cifra de uma música que contenha um solo

Aulas de Violão Grátis -   www.cursodeviolaogratis.com.br
Então caro aluno, tablatura nada mais é que uma representação do braço do violão, que indica qual corda e a casa que você deve tocar. As linhas horizontais representam as cordas e, sobre às linhas, são colocados números que representam a casa onde a nota se encontra.

Vamos ver o exemplo abaixo para ficar mais claro
:

Aulas de Violão Grátis -   www.cursodeviolaogratis.com.br

Uma casa no violão é a distância de um traste ao outro. (traste é o ferrinho que divide o braço do violão, em várias partes). Os números acima do braço do violão 1 , 2 , 3 , 4 , 5 , 6 , 7 corresponde ao número de cada casa.

Resumindo aonde está o número 1 corresponde a casa 1, aonde está o número dois corresponde a casa 2.
Deu para entender?

Então, agora vamos conhecer um pouco as cordas do seu violão.

Aulas de Violão   Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Nota

  • A corda no topo é a mais grossa – 6° corda (memorize bem o numero de cada corda);
  • A corda na extremidade inferior é a mais fina – 1° corda.

A nota musical que coloquei dentro das bolinhas vermelhas, em cima de cada corda, corresponde a corda sendo tocada solta.

Ou seja, se você tocar a primeira corda de baixo para cima do seu violão (a corda mais fina e aguda) ela irá emitir a nota Mi ou E.

Vamos ver agora um exemplo de tablatura, para facilitar o estudo;

Exemplo 1

E———————– Corda 1
B——4—————- Corda 2 (CORDA Si – 2ª corda de baixo para cima)
G———————– Corda 3
D———————– Corda 4
A———————– Corda 5
E———————– Corda 6

Toca-se:

4ª (quarta) Casa  da  2ª(segunda)  Corda.

A imagem abaixo mostra qual nota você deve tocar conforme está a tablatura. (repare bem no número de cada corda, pois na tablatura a corda mais fina sempre é a primeira – olhando de cima para baixo -, ao contrário do braço do violão, que a primeira corda é a mais grossa 6ª)

Aulas de Violão   Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Exemplo 2

E———————– Corda 1
B———————– Corda 2
G———————– Corda 3
D———————– Corda 4
A——0—————- Corda 5
E———————– Corda 6

Toca-se:

Apenas a 5ª (quinta) Corda solta.

Obs.: Quando temos o número zero, toca-se a corda solta.

Aulas de Violão   Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Exemplo 3

E————————– Corda 1
B———–6————– Corda 2
G——-5—————— Corda 3
D—————-0——— Corda 4
A————————– Corda 5
E————————– Corda 6

Toca-se:

5ª Casa  da  3ª Corda;
6ª Casa  da  2ª Corda;
4ª corda solta.

Veja o exemplo abaixo de como você toca essa sequência

Aulas de   Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Pronto amigão! Se você entendeu todos os exemplos até agora, você já sabe ler TABS!

Para reforçar a lição de hoje, vamos tocar um solinho?
A melodia que veremos agora é do Filme Ases Indomáveis – TOP GUN Arthem

Veja abaixo a tablatura da música.

E————————————————————|
B—–8–8–6-5-6-5————–5—–5–6–5—–5———|
G–5——————7–7–5–7—–7———–7—–7–7–|
D————————————————————|
A————————————————————|
E————————————————————|

E——————————————————|
B—–8–8–6-5-6-5————–5—–5–6–5—–8—|
G–5——————7–7–5–7—–7———–7—–|
D——————————————————|
A——————————————————|
E——————————————————|

Para facilitar a lição acima veja o vídeo mostrando como tocar essa tablatura:

http://www.youtube.com/v/YpRLzn26BcM&hl=pt_BR&fs=1&

Nota: para fazer este exercício, toque as notas com seu dedo polegar da mão direita (se você for destro).

2 comments on “Curso de violão grátis – Aula 5

  1. gostei do curso violão , muito bom , bem explicado , abraços Adão souza