Curso de violão grátis – Aula 3

Olá! Estudou a aula anterior, espero bem que sim pois já tenho aqui a terceira aula onde vai aprender mais um acorde para a sequência da aula anterior e vai aprender o que são cifras.

O que são cifras?

Cifras nada mais é que; uma vogal ou consoante que representa um acorde ou uma nota musical.

Além das vogais e consoantes, a simbologia é feita com números e outros símbolos.

Aulas de Violão Grátis -   www.cursodeviolaogratis.com.br

Em resumo: O processo para Cifrar acordes ou notas musicais, é baseado em letras maiúsculas, que representam o nome das notas em Inglês, veja a seqüência abaixo:

C D E F G A B
Mi Sol

Como eu mencionei acima além das letras maiúsculas, são utilizados símbolos , números entre outros, que servem para indicar alguma alteração na nota fundamental, por exemplo:

Sabemos que o acorde de Dó maior é representado por C, certo?
Então se o acorde for de Dó menor, como podemos representá-lo usando o modelo de cifras?

Acordes menores são representados com um M ao lado da cifra, por exemplo;
Dó menor é Cm (todo acorde menor é representado com a letra m – atenção ela tem que ser minúscula)

Muitos devem estar se perguntando, mais professor como você sabe que um acorde menor usa um m minúsculo ao lado, ou que um acorde sustenido contém # (o famoso jogo da velha) ao lado da cifra?

Eu responderei com o maior prazer, veja essa fórmula que eu fiz para você entender:

A = Lá Am = Lá menor
B = Si D# = Ré Sustenido
C = Dó Gb = Sol bemol
D = Ré B7 = Si com sétima
E = Mi C#m = Dó sustenido menor
F = Fá F6 = Fá com sexta
G = Sol Caum7 = Dó aumentado com sétima
m = Menor Cdim7 = Dó diminuto com sétima
b = Bemol Bb = Si bemol
# = Sustenido A9 = Lá com nona
7 = Com sétima Gbm = Sol bemol menor
+ ou Aum = aumentado A7+ = Lá com sétima aumentada
– ou Dim = diminuto C7- = Dó com sétima diminuta

(O exemplos acima podem ser utilizados em todo os acordes, C,D,E,F,G,A – B)

Dica do professor: Se você não pretende dar aulas de violão em conservatórios, não será necessário estudar o POR QUE as cifras usam esses símbolos. Não se preocupe em decorar as fórmulas também, com o tempo e prática você irá dominar esse assunto com muita facilidade, enquanto tiver dúvida faça uma consulta aqui na aula.

Bom, agora que você já sabe o que são CIFRAS e como ler elas, vamos dar continuidade ao exercício da aula de ontem.

Atenção: Somente dê continuidade a esta aula de você já dominou os exercícios que fizemos ontém com os acordes Sol (G) e Ré (D), pois o exercício que irei passar agora, é basicamente o mesmo que fizemos ontém, apenas adicionando outro acorde a sequência.

Apresento agora a você o acorde de Dó maior ou C

Veja o SHAPE do acorde

Aulas de Violão Grátis -   www.cursodeviolaogratis.com.br

Agora veja como você deve tocá-lo

Aulas de Violão   Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Bom, agora que você já aprendeu o acorde de Dó Maior, vamos ao nosso exercício prático de hoje:

Atenção: O objetivo que temos com este exercício, é que você comece a ter mais intimidade com o violão e que também ganhe mais segurança em sua mão que faz a batida.

Aulas de Violão Grátis   - www.cursodeviolaogratis.com.br

Para este exercício, basta seguir a mesma batida que você fez ontém, apenas adicionando o acorde de Dó Maior no final. Segue abaixo, uma descrição de como entender o diagrama acima e fazer a batida e troca de acordes.

Como fazer ?

Cada seta na sequência acima, indica como você deve tocar nas cordas do violão. Veja:

  • Seta para baixo com a letra P, indica que você deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo;
  • Seta para baixo com a letra M, indica que você deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo.

Para simplificar ainda mais, veja o vídeo que fizemos para você, demonstrando detalhadamente como fazer esse exercício:

Vídeo – Acordes

http://www.youtube.com/v/0wSlDV3bOuw&hl=pt_BR&fs=1&

Caso você ainda não tenha pegado a maneira de fazer esta batida, segue abaixo o vídeo da mesma:

Vídeo – Batida

Repetindo algumas observações:

  • Tente apertar firmemente com seu polegar atrás do braço do violão. Certifique-se que seus dedos estejam pressionando as cordas perto dos trastes, porém sem ser em cima do traste.
  • As suas unhas devem estar mais curtas possível. Isso previne que elas interfiram nas vibrações das cordas.

Percebe como é fácil?

Repita esta sequência de acordes o máximo de vezes puder, para realmente dominá-la. Pois será com base nestes exercícios que você terá suas próximas aulas. Até ao próximo post!😀

[Fonte: cursodeviolaogratis]