Curso de violão grátis – Aula 2

Deixo aqui a segunda aula que eu recebi por email, se quiserem receber também é fácil, basta se registarem com o vosso email aqui. OBS:Queria dizer que não estou a fazer propaganda alguma do serviço, apenas o faço porque acho que vos pode ser útil, mas se não quiser receber por email não se preocupe pois postarei todas as aulas que eu receber, cá vai o importante:

Um acorde nada mais é que um conjunto de 3 notas musicais ou mais, sendo executadas ao mesmo tempo. E eles são representados por letras maiúsculas, também conhecidas como Cifras.

Hoje, vou passar para você a fórmula bem simplificada de como fazer o Acorde de Ré maior, para os alunos mais experientes DM ou apenas D, e o acorde de Sol Maior, para os mais experientes GM ou apenas G.

Antes de expor a fórmula do acorde de Ré, você precisa sabe o seguinte: sempre irei utilizar desenhos indicativos para mostrar os acordes, estes desenhos chamamos de Shapes. E neste sistema de Shape, cada dedo é simbolizado por um número (os dedos da mão que executa os acordes)

Confira o exemplo abaixo:

Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br Dedo Indicador  = número 01
Dedo Médio      = número 02
Dedo Anelar     = número 03
Dedo Mínimo     = número 04

Bom agora que você já sabe como é representado cada DEDO de sua mão nos desenhos de acordes, vamos ao primeiro exercício.

Apresento a você o acorde de Ré Maior ou D.

Veja o SHAPE do acorde
Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Agora veja como você deve executá-lo

Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

E por fim, apresento a você o acorde de Sol Maior ou G

Veja o SHAPE do acorde

Aulas de Violão Grátis -   www.cursodeviolaogratis.com.br

Agora veja como você deve executá-lo

Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Pronto, agora você já sabe como fazer o acorde de Ré maior e Sol maior! Vamos então ver como tocá-los?

Pegue o seu violão, chegou a hora da parte prática desta aula🙂

Lembrete: Faça o exercício de cromatismo que você aprendeu na aula anterior como aquecimento.

O exercício que vou passar é muito simples, trata-se apenas de uma simples troca entre os dois acordes que você aprendeu hoje.

Veja a sequência:

Aulas de Violão Grátis -   www.cursodeviolaogratis.com.br

Como fazer ?

Cada seta na sequência acima, indica como você deve tocar nas cordas do violão. Veja:

  • Seta para baixo com a letra P, indica que você deve tocar nas cordas com seu polegar para baixo;
  • Seta para baixo com a letra M, indica que você deve tocar nas cordas com todos os dedos para baixo.

Para simplificar ainda mais, veja o vídeo que fizemos para você, demonstrando detalhadamente como fazer esse exercício:

Vídeo – Acordes

Vídeo – Batida

Atenção ao exercício acima:

  • Tente apertar firmemente com seu polegar atrás do braço do violão. Certifique-se que seus dedos estejam pressionando as cordas perto dos trastes, porém sem ser em cima do traste.
  • As suas unhas devem estar mais curtas possível. Isso previne que elas interfiram nas vibrações das cordas.

Espero que você tenha gostado dessa aula. Repita este exercício até dominar a mudança dos acordes. Vai precisar disso para a próxima aula, fique ligado, inscreva o nosso RSS. Até ao próximo post!

[Fonte: cursodeviolaogratis]