Curso de violão grátis – Aula 1

Olá! Como sempre estava a procurar algo de interessante e útil para postar no blog e encontrei um site muito engraçado. Registei-me e eles começaram a mandar e-mails com pequenas”aulas”, então decidi meter aqui no blog. Esta sequência de aulas vais ser para iniciantes. Aqui vai a primeira aula:

Tocar um instrumento musical pode ser uma das experiências mais legais e gratificantes que se possa ter. Além da satisfação pessoal de estar tocando violão, você ainda pode ter a admiração de todos os seus amigos e familiares.

Por isso meu amigo, espero que você goste do nosso curso gratuito e possa colher bons frutos com ele. Caso você tenha alguma dúvida, sinta-se a vontade para entrar em contato conosco, teremos o maior prazer em ajudá-lo nessa nova etapa de sua vida que se inicia aqui.

Pronto para sua primeira aula? Então vamos lá! 🙂

Como anda a sua postura?

Para que se tenha a firmeza necessária na hora de tocar violão, é fundamental uma boa postura. Postura essa que evita tensões desnecessárias e desconforto. Muitas vezes, uma posição adequada ao tocar, pode definir o sucesso da performance, pois o contrário pode trazer incômodo e cansaço. Você deve procurar se sentar de modo que tenha firmeza e apoio ao corpo e até, de certa forma, elegância!

Quando você for tocar violão, primeiramente você deve se lembrar:Se você é destro: Sua mão direita deve fazer o dedilhamento nas cordas, enquanto a mão esquerda faz os acordes, como mostra na figura ao lado.

Se você é canhoto: Sua mão esquerda deve fazer o dedilhamento nas cordas enquanto a mão direita faz os acordes

Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Procure ficar sentado com as costas retas. De modo que a coluna esteja bem apoiada sobre a cintura, e que esteja ereta e confortável. O cotovelo do braço que faz os ritmos (batidas), deve ser colocado de maneira confortável, sobre a parte superior traseira do violão.

Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br Para conseguir firmeza necessária na mão que executa as notas e acordes, é muito importante que o dedo polegar se mantenha no centro da parte traseira do braço, de forma leve para que se possa movimentar a mão pela escala, sempre que preciso. <– (veja o exemplo ao lado)
Como tocar uma notaAdquirir uma boa “pegada”, é igualmente importante para o seu aprendizado de violão. A ponta do seu dedo deve cair imediatamente entre os trastes, veja o exemplo ao lado:

(Ao pressionar bem no centro à nota produz um som mais limpo)

Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br
Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br Como tocar um acordeAgora se você for tocar acordes, o segredo esta em você colocar seus dedos o mais próximo do traste, como mostra na figura ao lado.

Observação: Para segurar os acordes mais facilmente, coloque o dedo o mais próximo possível do traste. Assim você não precisará fazer tanta força para executar o acorde, mas não coloque seus dedos em cima do traste, pois assim não vai sair som algum.

Pronto meu amigo, agora você já sabe as técnicas básicas para tocar violão. Antes de darmos continuidade com qualquer outro estudo como, o que são cifras, acordes e como formá-los, você precisa desenvolver uma certa agilidade nos dedos (coordenação motora). E para isso, existem técnicas específicas, mais conhecidas como Exercícios de Cromatismo.

Exercício de Cromatismo para alongamento dos dedos

Exercícios de cromatismo, são exercícios extremamente simples porém milagrosos, pois praticando-os todos os dias você desenvolverá agilidade nos dedos para:

  • Tocar notas com facilidade, fazendo solos, escalas, técnicas etc.
  • Formar acordes com ou sem pestana, inversões etc.

Por isso é muito importante que você pratique todos os dias esse exercício que veremos abaixo, pois além de desenvolver a musculatura dos seus dedos, ele serve como exercício de aquecimento, evitando posteriormente lesões por esforços repetitivos LER.

Veja o diagrama abaixo:

Aulas de Violão Grátis - www.cursodeviolaogratis.com.br

Cada bolinha vermelha sobre o braço do violão corresponde a uma nota que você deve executar, por exemplo:

Na primeira casa, toque com o dedo indicador, na sequência, a segunda casa, toque com o dedo médio, logo após, na terceira casa toque com o dedo anelar e por fim, na quarta casa, toque com o dedo minimo.

Terminando a sequência na primeira corda, você pula para próxima (a corda abaixo). Para simplificar ainda mais, veja o vídeo que elaboramos para você

http://www.youtube.com/v/_6mDNvWU0uc?fs=1&hl=pt_BR

Nota: para fazer este exercício, toque as notas com seu dedo polegar da mão direita (se você for destro).

Pratique este exercício todos os dias.

[Fonte: cursodeviolaogratis]