1 Comentário

Deixo aqui uma mensagem sobre a história da Guitarra Clássica

A guitarra teve a sua origem, provavelmente, no Egipto acerca de 3000 anos atrás. Pensa-se que é um instrumento proveniente dos antigos Alaúdes e das Vihuelas. A guitarra espalhou -se rapidamente por vários países da Europa, mas foi na Espanha, em Andaluzia, que a guitarra atingiu grande popularidade e foi aqui também que se desenvolveu a arte de construir guitarras.
A guitarra ao longo dos tempos foi sofrendo várias alterações ao nível da forma e design. Foi António Torres Jurado o mais célebre Luthier de sempre, que se destacou com as suas inovações na arte de construir guitarras, e que mais tarde deu origem à Escola Espanhola de Luthiers por meados do fim do século XIX.

António Torres
A guitarra torna-se, no século XX, um dos mais populares instrumentos musicais, sendo utilizada nos mais variados géneros musicais.
A guitarra, conhecida como viola ou violão na linguagem comum, é um cordofone de corda dedilhada. Possui um corpo largo e uma caixa de ressonância em forma de oito e no tampo encontra-se um orifício circular chamado a boca. A guitarra clássica tem seis cordas com a afinação Mi 1, Lá 1, Ré 2, Sol 2, Sí 2 e Mi 3, sendo o comprimento de corda mais usado de 65 cm. As cordas estendem-se ao longo da escala e do corpo e encontram-se “atadas” directamente na ponte.

Ponte da Guitarra
As três cordas mais graves são feitas de nylon com fieira de cobre, as três mais agudas são feitas de nylon. Ao longo do braço estende-se a escala, esta encontra-se dividida por trastos metálicos que delimitam intervalos de meio-tom temperado.
A extensão da guitarra vai de Mi 1 a Si 4 e, na partitura, a música para guitarra é escrita uma oitava acima do som real do instrumento, o que permite o uso da clave de sol.

Extenção da Guitarra
Constituição da Guitarra Clássica :

One comment on “Deixo aqui uma mensagem sobre a história da Guitarra Clássica

  1. […] Deixo aqui uma mensagem sobre a história da Guitarra Clássica (via Guitar Classroom) Publicado em Abril 30, 2012 | Deixe o seu comentário A guitarra teve a sua origem, provavelmente, no Egipto acerca de 3000 anos atrás. Pensa-se que é um instrumento proveniente dos antigos Alaúdes e das Vihuelas. A guitarra espalhou -se rapidamente por vários países da Europa, mas foi na Espanha, em Andaluzia, que a guitarra atingiu grande popularidade e foi aqui também que se desenvolveu a arte de construir guitarras.A guitarra ao longo dos tempos foi sofrendo várias alterações ao nível da forma e … Read More […]

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: