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Formação de Acordes meio diminutos de 7ª (m7b5)

Acordes de sétima

O acorde meio diminuto de sétima é construído a partir do acorde diminuto (dim) e acrescentando um intervalo maior de sétima. Daí a designação de “meio diminuto” porque o último intervalo não é menor. Esta designação é utilizada para o distinguir do acorde diminuto de 7ª, onde efectivamente todos os intervalos são menores. Usando o acorde de Dó como exemplo:
C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A A#
Bb
B C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A
R(1) m2 2 m3 3 4 b5 5 m6 6 m7 7 8 m9 9 m10 10 11 b12 12 m13 13
int. menor
int.  menor intervalo maior
O acorde meio diminuto de 7ª tem a estrutura R m3 b5 m 7. Os primeiros dois intervalos são os do acorde diminuto normal. O último intervalo (maior) acrescenta a Sétima. 
No exemplo dado, o acorde Cm7b5 tem as notas, Dó, Mi bemol, Sol bemol e Si bemol. Outras designações que costumam ser dadas a este acorde são: C1/2dim7, C1/2dim, Cm7(b5) ou Cº7. Esta última designação não está correcta porque corresponde ao acorde diminuto de 7ª e não ao meio diminuto!

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