Deixe um comentário

Formação de Acordes Maiores de Sétima (maj7)

Acordes de sétima

O acorde maior de sétima é construído a partir do acorde maior normal e acrescentando um intervalo maior de sétima. Usando o acorde de Dó como exemplo:

C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A A#
Bb
B C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A
R(1) m2 2 m3 3 4 b5 5 m6 6 m7 7 8 m9 9 m10 10 11 b12 12 m13 13
 
intervalo maior
int. menor
intervalo maior
                   

O acorde maior de sétima tem portanto a estrutura R 3 5 7. A razão pela qual se usa sempre a nomenclatura “maior de 7ª” ou “maj7” é para não o confundir com o acorde simplemente designado por “7”, que é um acorde de sétima dominante.
No exemplo dado, o acorde Cmaj7 tem as notas, Dó, Mi, Sol e Si. Outras designações que costumam ser dadas a este acorde são: CM7 ou Cmajor7.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: