Deixe um comentário

Formação de Acordes Maiores de Sétima dominante (7)

Acordes de sétima

O acorde maior de sétima dominante é construído a partir do acorde maior normal e acrescentando um intervalo menor de sétima. Usando o acorde de Dó como exemplo:

C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A A#
Bb
B C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A
R(1) m2 2 m3 3 4 b5 5 m6 6 m7 7 8 m9 9 m10 10 11 b12 12 m13 13
intervalo maior
int. menor
int. menor
 

O acorde maior de sétima dominante tem a estrutura R 3 5 m7. Não confunda este acorde com o acorde com uma maior de 7ª (maj7).
No exemplo dado, o acorde C7 tem as notas, Dó, Mi, Sol e Si bemol. Outras designações que costumam ser dadas a este acorde são: Cdom7 ou Cdom.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: