Deixe um comentário

Formação de Acordes Maiores com uma menor de 7ª [ m(maj7) ]

Acordes de sétima

O acorde menor com uma maior de sétima é construído a partir do acorde menor normal e acrescentando um intervalo maior de sétima. Usando o acorde de Dó como exemplo:
C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A A#
Bb
B C C#
Db
D D#
Eb
E F F#
Gb
G G#
Ab
A
R(1) m2 2 m3 3 4 b5 5 m6 6 m7 7 8 m9 9 m10 10 11 b12 12 m13 13
int. menor
intervalo maior intervalo maior
O acorde menor com uma maior de sétima tem a estrutura R m3 5 7. Os primeiros dois intervalos são os do acorde menor normal. Não confunda este acorde com o acorde menor de 7ª, em que o intervalo adicionado é um intervalo menor.
No exemplo dado, o acorde Cm(maj7) tem as notas, Dó, Mi bemol, Sol e Si. Outras designações que costumam ser dadas a este acorde são: Cm(M7), Cmin(Maj7), C-(M7), Cm(add7), Cm(addM7), Cmin(+7), Cmin(add7) ou Cm(+7).

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: