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Escala Grega – Parte 2

Modos para Solar Guitarra ou Piano (Parte II)

Como saber o modo a utilizar ?

Antes de mais é importante conseguir utilizar os ouvidos. Como nem sempre estes ajudam aqui vai uma formula (mais ou menos) mágica.

A partir da progressão de acordes que a musica sobre a qual se pretende solar ou improvisar é possível determinar (em teoria) o modo a utilizar. A progressão de acordes determina os intervalos da escala, pelo que basta identificar o modo que utiliza os mesmos intervalos!

Para perceber a identificação dos intervalos é importante a lição sobre a harmonização da escala maior (que brevemente será apresentada). Por agora basta conhecer a escala harmonizada de acordes:

     C Maj    D min    E min   F Maj   G maj   A min  B dim (min)   C Maj
              T            T          st         T          T         T                 st
          I          ii           iii         IV         V         vi           vii              VIII

A ideia é descobrir onde é que a progressão de acordes se encaixa nesta escala, não em termos de notas, mas relativamente à natureza do acorde (min / Maj) e em relação aos intervalos.

Numa progressão de acordes podem existir vários acordes (tipicamente até quatro ou cinco). Como cada um destes tem que ser confrontado com as possibilidades dentro dos maiores ou menores da escala harmonizada, as “simulações” podem ser bastante aborrecidas, pelo que a exclusão de parte ajuda bastante.


Exemplo:

Suponha a seguinte sequência de acordes: E C#m G#m A (The Pixies – Where is my mind ?)

Ordenando os acordes: C#m E G#m A, os intervalos são: min + Tst(Maj) + TT(min) + st(Maj) + TT(min)

Temos que comparar esta sequência de intervalos com todas as posições de acordes para determinar quais as combinações possíveis de intervalos versus natureza do acorde (maior / menor). Como na escala harmonizada só existem 3 acordes maiores contra 4 menores, é mais fácil fazer a comparação contra um acorde maior. Assim, é mais fácil ordenar os acordes a partir de E e A e confrontá-los com a escala harmonizada.

Os intervalos a testar são:
Maj + TT(min) + st(Maj) + TT(min) + Tst(Maj)  – E G#m A C#m
Maj + TT(min) + Tst(Maj) + TT (min) + st(Maj) – A C#m E G#m

Os intervalos a começar nos acordes menores são:
min + Tst(Maj) + TT(min) + st(Maj) + TT(min) – C#m E G#m A
min + st(Maj) + TT(min) + Tst(Maj) + TT(min) – G#m A C#m E

Tom base Modo Intervalo C
Jónico
C# Dmin
Dórico
D# Emin
Frígio
FMaj
Lídio
F# GMaj
Mixolídio
G# Amin
Eólioi
A# Bmin
Lócrio
E Jónico em E Maj+TT(min)+st(Maj)+
TT(min)+Tst(Maj)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
3.
(2.)+st(Maj)
4.
(3.)+TT(min)
A Jónico em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+
TT(min)+st(Maj)
1.
Maj
  2.
(1.) + TT(min)
3.
(2.)+Tst(Maj)
4.
(3.)+TT(min)
E Lídio em E Maj+TT(min)+st(Maj)+
TT(min)+Tst(Maj)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
3.
(2.)+st(Maj)
A Lídio em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+
TT(min)+st(Maj)
3.
(2.)+Tst(Maj)
4.
(3.)+TT(min)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
E Mixolídio em E Maj+TT(min)+st(Maj)+
TT(min)+Tst(Maj)
3.
(2.)+st(Maj)
4.
(3.)+TT(min)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
A Mixolídio em A Maj+TT(min)+Tst(Maj)+
TT(min)+st(Maj)
3.
(2.)+Tst(Maj)
1.
Maj
2.
(1.)+TT(min)
C#m Dórico em C# min+Tst(Maj)+TT(min)
+st(Maj)+TT(min)
1.
min
2.
(1.)+Tst(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
4.
(3.)+st(Maj)
 
G#m Dórico em G# min+st(Maj)+TT(min)
+Tst(Maj)+TT(min)
1.
min
2.
(1.)+st(Maj)
C#m Frígio em C# min+Tst(Maj)+TT(min)
+st(Maj)+TT(min)
4.
(3.)+st(Maj)
1.
min
2.
(1.)+Tst(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
G#m Frígio em G# min+st(Maj)+TT(min)
+Tst(Maj)+TT(min)
4.
(3.)+Tst(Maj)
1.
min
2.
(1.)+st(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
C#m Eólio em C# min+Tst(Maj)+TT(min)
+st(Maj)+TT(min)
2.
(1.)+Tst(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
4.
(3.)+st(Maj)
1.
min
G#m Eólio em G# min+st(Maj)+TT(min)
+Tst(Maj)+TT(min)
1.
min
2.
(1.)+st(Maj)
C#m Lócrio em C# min+Tst(Maj)+TT(min)
+st(Maj)+TT(min)
2.
(1.)+Tst(Maj)
1.
min
G#m Lócrio em G# min+st(Maj)+TT(min)
+Tst(Maj)+TT(min)
2.
(1.)+st(Maj)
3.
(2.)+TT(min)
4.
(3.)+Tst(Maj)
1.
min

Assim, chegamos à conclusão que os modos possíveis são:
Modo Jónico em E
Modo Jónico em A
Modo Lídio em A
Modo Mixolídio em E
Modo  Frígio em C#
Modo Frígio em G#
Modo Eólio em C#
Modo Lócrio em G#

Agora é a altura em que você começa a pensar que estão a gozar consigo. Mas não desista, agora é qie isto vai começar a fazer sentido.

Se reparar bem na tabela, vai reparar nas seguintes semelhanças:

Jónico em E = Lídio em A = Frígio em G# = Eólio em C#
Jónico em A = Mixolídio em E = Frígio em C# = Lócrio em G#

Daí que esta sequência de acordes só tem duas formas de solar. Jónico em E ou em A. Na verdade, na sequência real de acordes, o primeiro é E e o terçeiro é G#. Normalmente (nem sempre) é para estes acordes (o primeiro e o terçeiro da sequência) que se escolhem as notas “alvo”, pelo que vamos dizer que os modos a solar são Jónico em E e Lócrio em G#.

Se conheçe a música, ensaie e repare que a “lead guitar” toca as notas E e G# (com a variação final D# – E).

Outra conclusão importante: Na tabela fez-se a simulação para os acordes maiores e menores, mas se fosse feita só para os maiores ou só para os menores, a conclusão seria a mesma, pelo que na realidade só é necessário “simular” os acordes maiores ou só os menores:

Simulação só com acordes maiores:
Modo Jónico em E = Modo Lídio em A
Modo Jónico em A = Mixolídio em E

Simulação só com acordes menores:
Frígio em C# = Lócrio em G#
Frígio em G# = Eólio em C#

4 comments on “Escala Grega – Parte 2

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