Dicas para solar em guitarra ou piano

Não deixe de conferir esta dica sobre estilos de música.

Introdução:

Pode ainda não ter descoberto que há escalas que nos ajudam, em função da progressão de acordes, a identificar as notas que encaixam na melodia. Se tiver curiosidade consulte as lições sobre as escalas pentatónicas e as escalas Gregas:

Independentemente disso, a informação desta página aplica-se, mesmo que não conheça as técnicas referidas. Se as conhecer, melhor ainda!

Estilos de música:

Reconheça os diferentes estilos em função da forma como os instrumentos que solam (guitarra, baixo, piano) mudam de tom com a progressão da melodia, reparará que:

  • Nos estilos Jazz e Folk, a escala do solo muda de acorde em acorde, enquanto,
  • Nos estilos Blues e Pop/Rock, a tendência é que a escala do solo se mantenha ao longo de toda a melodia (só se alterando nos ‘breaks’)

Assim, nos primeiros estilos, concentramo-nos na melodia acorde a acorde, o que torna muito importante a agilidade e memorização das escalas que se adaptam ao acorde:

Escalas bem ajustadas Tipo de acorde Tipo de acorde de 7ª
Jónia Maior Maj 7
Dórica Menor Min 7
Frígia Menor min 7
Lídia Maior Maj 7
Mixolídia Maior
Eólia Menor min 7
Lócria Dim min 7(b5)
Pentatónica Menor Menor Qualquer
Pentatónica Maior Maior Qualquer

Nos estilos pop, rock e blues, é bastante mais importante identificar a escala que se encaixa bem em toda a progressão de acordes. As lição dois sobre modos Gregos ilustra como se pode fazer isto.

Independentemente disso, neste estilos, concentre-se nas notas alvo, em função do ritmo:

  • Replique a progressão de acordes em notas únicas na barra da guitarra.
  • Concentre-se nas notas raiz do 1º e 3º acorde da progressão de acordes.
  • Garanta que o solo se ‘resolve’ nestas notas.
  • Experimente variações nos tempos do 2º e 4º acorde.
  • Experimente uma escala pentatónica sobre uma destas notas.
  • Experimente com poucas notas, não tente fazer progressões rápidas, caso contrário não consegue perceber o que está a experimentar nem memorizar o que fez (no raro caso de conseguir um bom ‘lick’).