Como Trocar Acordes – Dicas

Como trocar os acordes, com certeza é um dos problemas que a maioria dos iniciantes enfrentam.

Ao executarem o acompanhamento de alguma música utilizando o violão, a mão que executa os acordes (mão esquerda) fica parada, e a mão direita, faz o ritmo até trocar a posição da mão esquerda.

Acontece que, a mão que executa os acordes (esquerda), demora demais até obter agilidade suficiente para trocar na hora certa, sem atrasos. Em resumo: enquanto executamos o mesmo acorde, apenas a mão direita (mão que faz a batida) trabalha. Porém, na hora de mudar a posição de acorde, que tragédia…. Se vacilar, acaba atrasando ou cruzando a batida.

Há uma solução para esse problema, confira abaixo:

Selecione três acordes bem diferentes, por exemplo, D – G – A e numere cada acorde 1,2 e 3.

Acordes usados:

1. Acorde
D Maior

Curso de Violão Grátis

D Maior (Canhoto)

Curso de Violão Gratis

2. Acorde
G Maior

Curso de Violão Grátis

G Maior (Canhoto)

Curso de Violão Gratis

3. Acorde
A Maior

Curso de Violão Grátis

A Maior (Canhoto)

Curso de Violão Gratis

Faça o seguinte exercício:

Forme o acorde D e toque ele uma vez só.
Forme o acorde A e toque ele uma vez só.
Repita o mesmo processo com o acorde G, executando-o uma vez só

Curso de Violão Grátis A Seta logo abaixo de cada acorde, está indicando que você deverá tocar este acorde apenas uma vez com sua mão direita (destros) ou esquerda (canhotos) na direção de cima para baixo.

Vá repetindo em sequência cada vez mais rápido, até não precisar mais pensar antes de tocar qualquer um deles (3 acordes), em resumo: a mão vai sozinha. Após concluir esse exercício procure tentar executar assim 4 acordes depois 5 etc…

Muitos violonistas e guitarristas precisam saber que os melhores e mais rápidos instrumentistas do mundo praticam seus exercícios de velocidade, em um violão comum, acústico e sem amplificadores.

Isso porque o “peso” das cordas do violão é perfeito para um rápido desenvolvimento muscular dos dedos.

Em uma guitarra elétrica, por causa das cordas macias e da amplificação, leva-se mais tempo, e dá muito mais trabalho até se atingir o mesmo progresso.

Porque os músculos não são forçados, não se exercitam e não se desenvolvem tão bem. Por tanto preste sempre bastante atenção para esse detalhe!

Muitos violonistas e guitarristas precisam saber que os melhores e mais rápidos instrumentistas do mundo praticam seus exercícios de velocidade, em um violão comum, acústico e sem amplificadores. Isso porque o “peso” das cordas do violão é perfeito para um rápido desenvolvimento muscular dos dedos.

Em uma guitarra elétrica, por causa das cordas macias e da amplificação, leva-se mais tempo, e dá muito mais trabalho até se atingir o mesmo progresso. Porque os músculos não são forçados, não se exercitam e não se desenvolvem tão bem. Por tanto preste sempre bastante atenção para esse detalhe!